Home Notícias Inclusão de pacientes surdos no atendimento odontológico já tem aplicativo gratuito disponível
09/12/2019

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registra que o Brasil tenha cerca de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, ou seja, 5% da população do país, o que inclui pessoas surdas.

Em apoio à inclusão de pacientes surdos no atendimento odontológico, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) está  fortalecendo,  com o apoio dos Conselhos Regionais, a divulgação do aplicativo gratuito “OdontoLIBRAS” criado para facilitar a comunicação e informação odontológica para pessoas surdas em atendimento emergencial ou consulta de rotina. O aplicativo está disponível para smartphones com sistema operacional Android e a partir de 2020 estará disponível em sistema IOS.

Saiba mais : http://cfo.org.br/website/cfo-apoia-inclusao-de-pacientes-surdos-no-atendimento-odontologico-aplicativo-gratuito-ja-esta-disponivel-para-download/

A inclusão social de pacientes com necessidades especiais, presente na missão dos Conselhos de Odontologia, contou com  o projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), que resultou na criação do aplicativo. Entre as professoras que conduziram o projeto de pesquisa está Maria Celeste Morita, da Comissão de Educação do Conselho Federal de Odontologia. O trabalho foi realizado no Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UEL.

• Professoras Elisa Tanaka Carloto e Maria Celeste Morita, responsáveis pela criação do aplicativo