• Conselho Regional de Odontologia
    do Rio de Janeiro

  • Conselho Regional de Odontologia
    do Rio de Janeiro

Notícias

Home Notícias CRO-RJ protagoniza a entrega da medalha Outair Bastazini ao Secretário de Atenção Primária à saúde, Dr. Raphael Câmara
24/09/2021

CRO-RJ protagoniza a entrega da medalha Outair Bastazini ao Secretário de Atenção Primária à saúde, Dr. Raphael Câmara


Em solenidade ao ex-Cirurgião-dentista, ex-professor de odontologia, ex-Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro e ex-Conselheiro efetivo do Conselho Federal de Odontologia , Dr. Outair Bastazini, na noite da última quinta-feira (23/09), o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro protagonizou uma cerimônia para homenagear o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Dr. Raphael Câmara Medeiros Parentes. 

 

Antes do início das formalidades, o Dr. Luiz Evaristo Volpato, Tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia, relatou sobre a grande amizade que mantinha com o Professor Bastazini e do impacto que o legado do ex-Cirurgião-dentista irá deixar eternamente. De acordo com o Dr. Evaristo, o Mestre Basta foi fundamental para a história da odontologia carioca e brasileira.

 

“Olha é até difícil falar do Bastazini porque eu tive uma proximidade com ele. Foi uma pessoa que sempre me prestigiou desde a minha primeira posse no CRO do Mato Grosso, em 2015, como Presidente. Ele esteve lá. Por incrível que pareça, a gente tinha amigos em comum, lá em Cuiabá, ele tinha um amigo que tinha prestado o exército junto com ele, lá em Campo Grande. Essa pessoa era um médico que estava em uma situação difícil e o Bastazini me falou que fazia 50 anos que não via esse amigo e eu tive o privilégio de reunir esse reencontro que foi fantástico para os dois. Esse foi o primeiro momento em que eu conheci o Bastazini. E daí pra frente a gente só estreitou a amizade, conheci o Outair Bastazini Filho e toda a equipe do CRORJ e pude ver o quão importante o Bastazini foi na história da odontologia do Rio de Janeiro e brasileira. Não só o professor que ele foi, o profissional que ele foi, mais também a pessoa que foi. A forma apaixonada com que ele falava de valores, de religião, pois ele era uma pessoa muito religiosa, enfim uma pessoa de princípios. A gente, carinhosamente, chamava ele de Mestre Basta, e ele era uma referência, um pilar dentro do Sistema Conselho. Quando ficamos sabendo da internação dele e, posteriormente, do falecimento foi um choque para todos nós do sistema. A perda do Bastazini foi muito sentida por todos nós. E ter essa oportunidade de estar no Rio de Janeiro, participando dessa solenidade, de um prêmio com o nome dele, para mim, tem um significado especial. Então, que eu esteja aqui representando os Cirurgiões-dentistas que não são do Rio de Janeiro, mas que conheceram o Bastazini e que tiveram essa amizade, esse carinho e esse respeito por ele. Então, que eu seja apenas um colega que represente a classe de fora do Rio, participando dessa homenagem por ele também e lógico que pelo homenageado que também tem seus méritos” – Afirmou o Tesoureiro do CFO.

 

O Conselheiro da autarquia federal, Igor Bastos Barbosa comandou o púlpito da cerimônia e chamou o Presidente do CRORJ, Altair Andrade, a mesa principal do evento. O atual mandatário do Conselho foi acompanhado pelo Presidente em exercício da Academia Brasileira de Odontologia, Dr. Mário Groisman, o Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), Dr. Walter Palis, o Secretário do Conselho Federal de Odontologia, Dr. Cláudio Yukio Miyake, além do Secretário homenaegado. A celebração foi oficialmente aberta após o hino nacional brasileiro.

 

Posteriormente, o Dr. Igor Barbosa cedeu a palavra ao Conselheiro efetivo do CRORJ e Presidente da Comissão de Ética, Felipe Melo, para dissertar sobre o currículo do saudoso Mestre Outair Bastazini. Ao término do discurso, o Conselheiro retornou ao púlpito para anunciar a palavra ao Tesoureiro da autarquia federal, e filho do Dr. Bastazini, Outair Bastazini Filho, que por sua vez proferiu o currículo do homenageado da noite, o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Dr. Raphael Câmara,  e comentou sobre a homenagem feita ao seu pai.

 

“A família Bastazini se sente extremamente honrada e lisonjeada pela criação da medalha de Honra ao Mérito Professor Outair Bastazini, pois é o reconhecimento de tantos anos de dedicação para que a odontologia fosse respeitada sem ultrapassar os limites da ética. A homenagem prestada ao Dr. Raphael Câmara com a Medalha de Honra ao mérito foi na verdade o encontro de profissionais incríveis que tanto contribuíram, e continuam contribuindo, para uma odontologia cada vez melhor e mais reconhecida. Emocionante!” – Dissertou o Tesoureiro do CRORJ.

 

Posteriormente, o homenageado da noite, Dr. Raphael Câmara se dirigiu à frente da bancada das autoridades para receber a medalha e o certificado formal das mãos do Presidente, Altair Andrade. Após as formalidades, o Secretário de Atenção Primária à Saúde realizou um discurso aos convidados presentes.

 

“Eu me sinto muito honrado com essa condecoração, com essa homenagem, ainda mais eu sendo um médico. Eu acho que é fruto do nosso trabalho, no Ministério da Saúde. A gente tem dado uma força muito grande para a saúde bucal do nosso país, tanto na escolha da coordenadora quanto com diversas ações. O maior recurso que a saúde bucal já teve, até hoje, na história do Ministério. E essa homenagem muito me honra pelo reconhecimento do nosso trabalho e o Ministério da Saúde continua totalmente a disposição tanto do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro quanto do Conselho Federal de Odontologia para a gente ouvir vocês e cada vez mais melhorarmos a saúde bucal do nosso Brasil” – Finalizou o Dr. Raphael Câmara.

 

Passando a palavra para as autoridades da bancada, o Dr. Mário Groisman foi o primeiro a discursar sobre tamanha representatividade do evento o qual participou e do legado deixado pelo Dr. Bastazini à odontologia. Ao final do discurso, foi a vez do Dr. Walter Palis a falar da importância da odontologia no que tange à saúde da população no Estado Fluminense e a importância do Dr. Bastazini para com a saúde bucal.

 

“A homenagem ao Bastazini e ao Raphael representa absurdamente. O trabalho que foi feito, a história do Bastazini e poder ver que o Raphael está recebendo essa medalha é extremamente impactante para a odontologia. Por um lado, é uma tristeza muito grande que é a ausência do Professor Bastazini, mas por outro lado a gente vê que o nome dele foi perpetuado no momento sublime e num momento fascinante para a odontologia. Então eu acho que é muito pertinente e muito interessante” – Declarou o Dr. Mário Groisman, Presidente em exercício da Academia Brasileira de Odontologia.

 

O Secretário-geral do CFO, Dr. Cláudio Miyake, exaltou também o lado profissional do Dr. Bastazini desde quando era Conselheiro do Conselho Federal e como já está deixando saudade para a profissão. Além disso, o Secretário exaltou a importância da medalha Outair Bastazini ao primeiro homenageado, o Dr. Raphael Câmara, que agradeceu as palavras e encerrou o discurso abordando sobre o trabalho diário no Ministério da Saúde para enfatizar a importância da classe no atendimento aos pacientes e o impacto dentro da saúde nacional.

 

“A odontologia brasileira jamais poderia deixar de reconhecer todo o trabalho que nosso grande amigo Outair Bastazini, nosso amigo Basta, sempre fez para a odontologia carioca e para a odontologia brasileira. Então, as histórias, tanto a do Bastazini quanto a da odontologia se misturam. E para nós, é um misto de satisfação e alegria e ao mesmo tempo saudade por participar desse evento. Então eu quero congratular com a diretoria do CRORJ por ter, de forma bastante justa, ter feito essa homenagem, que se perpetuará pelo resto da vida do Conselho. Acho que isso que é importante. Existem formas de homenagens que são temporárias, que se perdem com o passar do tempo, mas essa medalha criada pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, com certeza irá eternizar o nome do nosso grande amigo Bastazini e, principalmente, reconhecendo trabalhos e pessoas que fazem aquilo que ele sempre fez. Trabalhar em prol da odontologia. Nós temos o primeiro homenageado, que é um médico, mas é um grande reconhecimento porque o Dr. Raphael sempre esteve ao lado da odontologia. Então, o nome da medalha faz jus ao homenageado e vice-versa. Então o nosso abraço a toda família do nosso amigo Bastazini e que esse momento possa ser repetido a cada ano, porque é uma forma de lembrarmos dos bons momentos que passamos juntos com o nosso querido Bastazini” – Explicou o Secretário do Conselho Federal de Odontologia Dr. Cláudio Miyake.

 

O Presidente do CRORJ, Altair Andrade, encerrou a solenidade agradecendo a presença dos convidados e comentou sobre a responsabilidade do homenageado da noite, ao carregar a primeira medalha Outair Bastazini.

 

“O peso que a medalha “Professor Outair Bastazini” tem, refletiu-se na noite de ontem, ao se homenagear a pessoa Raphael Câmara. A noite foi digna da profissão onde estiveram presentes representantes de várias instituições, associações e autoridades. Vale destacar a parceria com o CREMERJ na pessoa do seu presidente Walter Palis.  Nosso objetivo é avançar em demandas para os municípios do nosso Estado” – Finalizou o atual mandatário da autarquia federal.