Home Notícias JULHO VERDE
13/07/2020

JULHO VERDE

O mês de julho é o mês dedicado à campanha de prevenção do câncer de cabeça e pescoço, que tem como o objetivo conscientizar e alertar a população sobre os sintomas da doença e a importância da detecção precoce.

O CRO-RJ atento ao crescimento desse tipo de câncer, que acomete a cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais, glândulas salivares, alerta para a necessidade de cuidados e prevenção.

Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam este tipo é o segundo mais frequente no homem, superado apenas pelo câncer de próstata.

Nas mulheres, o câncer de tireoide aparece como o oitavo mais comum, com estimativa de 5.800 novos casos no Brasil.

Segundo o INCA a estimativa de novos casos de câncer na região de cabeça e pescoço no Brasil deve alcançar um número significativo de ocorrências: em torno de 23 mil ao ano.

Já a previsão para o câncer de laringe é de cerca de 1.200 em mulheres e 6.500 no sexo masculino por ano

No esôfago, seria de 8700 em homens e 2.700 no sexo feminino

Principais sintomas

• Nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias.
  • Lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias.
  • Rouquidão por mais de três semanas, em especial, em fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas.

Principais fatores de risco

• Tabagismo
  • Etilismo
  • Infecção por HPV (Papilomavírus humano, relacionado ao câncer de orofaringe)