Home Notícias Fiscalização do CRO-RJ combate exercício ilegal da profissão
03/08/2020

Fiscalização do CRO-RJ combate exercício ilegal da profissão

O CRO-RJ, por meio do seu Setor de Fiscalização, recebeu denúncia sobre exercício ilegal da Odontologia que estaria ocorrendo em um Shopping da Barra da Tijuca. OS fiscais do CRO-RJ, com apoio da Delegacia do Consumidor, dirigiram-se ao local e constataram que havia um acadêmico de Odontologia dentro do consultório dentário com uma paciente. Ao ser questionado se ele erá cirurgião-dentista formado, disse que não era, mas também apresentou contrato de estágio.

Durante a fiscalização, chegou à clínica um paciente menor de 17 anos acompanhado com o pai e informou que o acadêmico de Odontologia tinha dito que era formado e que tinha extraído 5 dentes seus. O menor de idade estava retornando para extrair mais 2 dentes com o acadêmico.

Nas redes sociais, o falso dentista postava fotos com "pacientes" e mostrava orgulhoso os sisos que tinha extraído. Após a fiscalização, essas fotos foram apagadas.

A clínica não possuía condições de biossegurança necessárias para atender pacientes, pois tinha medicamentos vencidos, materiais vencidos, objetos perfurocortantes no chão e descartados de forma errada e pias não higienizadas, além de não apresentar EPI's adequados para atendimento em tempos de COVID-19.

Os infratores foram encaminhados para a Delegacia do Consumidor. O falso dentista irá responder por exercício ilegal da profissão e o responsável técnico do local, que o acobertava, irá responder por crimes contra a relação de consumo. A clínica foi interditada.

O CRO-RJ, por meio do seu Setor de Fiscalização, mais uma vez cumpre seu papel precípuo de zelar pela Odontologia do Rio de Janeiro e proteger a população.

Para fazer denúncias, envie e-mail para: sefis@cro-rj.org.br