Home Notícias Nota de Falecimento - Ricardo José Lopes da Cruz

Tributo à Ricardo José Lopes da Cruz
10/04/1954 – 07/12/2020

Por Sylvio Luiz Costa de Moraes, CD, MD

Hoje a Medicina Brasileira está enlutada. Perde o colega e amigo, o Dr. Ricardo José Lopes da Cruz. Um baluarte da medicina, um ser humano bondoso, abnegado e detentor de um grande senso humanitário. Ter convido profissionalmente com ele foi uma experiência fantástica, enriquecedora. Ricardo Cruz, como era conhecido profissionalmente, detinha a notoriedade de ser um professor nato, douto, sem necessitar de nenhuma titulação acadêmica. Dotado de uma cultura médica ímpar era admirado e respeitado pelos profissionais de saúde com os quais interagia, independente de suas formações.
Não há adjetivos suficientes para expressar a qualidade profissional e pessoal do querido amigo Ricardo que, deixa uma enorme lacuna pela pessoa que era mas, também um grande legado para a Medicina e para a Odontologia do Brasil, em especial nas especialidades de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Crânio-Maxilo-Facial, Buco-Maxilo-Facial e todas as áreas de interdisciplinaridade, que compõem um espectro inimaginavelmente grande.
Sua trajetória profissional foi exemplar. Graduado em Medicina, em 1977, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Federal de Ipanema (1978-1979); em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Instituto Nacional de Câncer (INCA RJ); e completou sua formação na área de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (1980-1981) no Departamento de Cirurgia Plástica da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-Rio sob a Chefia do Prof. Dr. Ivo Pitanguy. Criou e chefiou o Serviço de Cirurgia Maxilofacial do Hospital Federal de Ipanema por vinte anos (1983-2003). Foi staff do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional do Câncer por seis anos (1985-1990) e também do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Instituto Fernandes Figueira, unidade da Fiocruz dedicada à saúde materno-infantil, por doze anos (1990-2003). Criou em 2003, o Centro de Atenção Especializada em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) atendendo a pacientes com deformidades congênitas, de desenvolvimento e adquiridas (por trauma e tumores) do esqueleto craniofacial, o último Serviço que chefiou.
Ricardo era Membro Honorário da Academia Brasileira de Odontologia, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Federación Ibero-Americana de Cirurgia Plástica, além de ter sido Membro Fundador e ex-Presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial. Em setembro de 2013 foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, ocupando a cadeira 62, da Secção de Cirurgia.
No âmbito familiar direto deixa a esposa, Denise e os filhos, André e Pedro.
Por derradeiro, fica a lição de que cada um de nós vem para esta vida, passageira e terrena, com um propósito, uma missão. Ricardo José Lopes da Cruz, cumpriu com brilhantismo o seu destino. Que Deus em Sua infinita bondade, o receba e conforte a sua família. E aqueles que aqui, nesta passagem ainda permanecem, creem na fé, que em Cristo nos encontraremos!